
O motivo: eles temem que o joalheiro troque seu diamante por um de qualidade inferior. Mas esses medos são realmente justificados? Qual a probabilidade de joalheiros trocarem de diamantes?Esse é um importante conhecimento para você adquirir caso tenha interesse em comprar ou vender ouro ou joias.
Embora certamente existam joalheiros que tentariam trocar o seu diamante, é mais provável que sejam uma minoria. Geralmente, para a maioria dos joalheiros, o ganho da troca não compensa o risco à reputação e o dano resultante na perda de negócios.
Para que um joalheiro ganhe muito com a troca, a diferença de qualidade entre as pedras trocadas deve ser substancial.
Para que o joalheiro ganhe muito com a troca, a diferença de qualidade entre as pedras trocadas deve ser substancial. No entanto, nesse caso, essa diferença também seria bastante óbvia para o cliente, e poucos joalheiros correriam esse risco. No entanto, se você acha que tem um motivo para se preocupar e deseja se proteger contra a troca, há várias maneiras de fazer isso.
Se o seu diamante for certificado e vier com um relatório de classificação, a pedra provavelmente terá uma inscrição a laser gravada em sua borda. Esta pequena gravura consiste em letras e números que servem como um identificador exclusivo para o seu diamante e pode ser lida com uma lupa. Se você der uma olhada no certificado do seu diamante. Se o seu diamante não tiver uma inscrição, você sempre pode ter a pedra inscrita em um laboratório de classificação de diamantes que oferece esse serviço por uma taxa. Confira esses diamantes soltos - cada um deles vem com um certificado de classificação no qual você pode ver o número de identificação mencionado acima, que também está inscrito na pedra. Inclusões de diamantes: “Marcas de nascença” únicas Ter uma inscrição a laser no diamante é a melhor maneira de identificá-lo, mas o que você deve fazer se a pedra não estiver inscrita?
Nesse caso, você pode usar algumas das inclusões mais visíveis no diamante como marcas de identificação. Olhe para o seu diamante ampliado e escolha uma, duas ou mais falhas e lembre-se de sua localização. Quando você for ao joalheiro para pegar sua pedra, dê uma olhada novamente e veja se você consegue encontrar essas inclusões para confirmar que você está com seu diamante original
Um gráfico de diamante é um mapa das inclusões em seu diamante e geralmente faz parte do relatório de classificação do diamante. Uma vez que o gráfico de diamante de cada pedra é único, você pode usar este documento para verificar a identidade de qualquer diamante que tenha suas inclusões plotadas.
Se o seu diamante é certificado e vem com um pedaço de diamante como parte do certificado, consulte-o quando estiver recebendo sua pedra de volta - verifique se as inclusões estão onde deveriam estar para verificar se você tem o diamante certo.
Uma última coisa a lembrar é que você deve verificar seu diamante enquanto ainda estiver na joalheria. Se você sair e voltar depois alegando que seu diamante foi trocado, não há como provar que a pedra que está com você é a mesma que o joalheiro lhe devolveu. É por isso que você deve inspecionar seu diamante logo após recebê-lo.
Se sua pedra tiver uma inscrição, você pode pedir ao joalheiro para verificar o número inscrito e colocá-lo em um pedaço de papel antes de deixar suas joias na loja. Essa é apenas outra forma de documentar que a pedra recebida pelo joalheiro é a pedra descrita em seu certificado. E mesmo se você encontrar alguém que provavelmente trocará de diamantes, mostrar que pode identificar sua pedra desencorajaria qualquer pessoa a trocá-la. Finalmente, não fique paranoico; a maioria dos joalheiros dificilmente trocará seu diamante - simplesmente não vale a pena o risco e o incômodo potencial. Se você quiser ficar tranquilo, tome alguns cuidados simples, como os descritos neste artigo, e você poderá minimizar o risco de ter seus diamantes trocados.