O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta quinta-feira (10) que os cidadãos americanos que residem na Ucrânia devem deixar o país imediatamente. Segundo o mandatário, a Rússia possui um dos maiores exércitos do mundo, e não é a mesma coisa que lidar com grupos terroristas.
“Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista”, disse Biden em entrevista à rede NBC. “Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação bem diferente, e as coisas podem sair do controle rapidamente.”
Biden destacou que não há cenários em que ele envie tropas para retirar americanos da Ucrânia. “Vira uma guerra mundial quando americanos e russos começam a atirar um no outro.”
O presidente dos Estados Unidos afirmou que o mandatário russo, Vladimir Putin, é “tolo o suficiente” para invadir a Ucrânia. Entretanto, ressaltou a inteligência do homólogo em “não fazer nada que possa impactar negativamente os cidadãos americanos”.
Lester Holt, âncora da NBC, perguntou a Biden se ele disse a Putin para não envolver o povo americano no conflito. O presidente dos Estados Unidos respondeu que “não precisou dizer isso” ao russo porque “ele já sabe”.
Nesta quinta-feira, caças americanos F-15 foram enviados para a Polônia, em um movimento que mostra os preparativos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Leste Europeu. Os russos, por sua vez, continuam deslocando tropas para a fronteira da Ucrânia.