Uma carga de 1.345 quilos de pescado irregular foi apreendida na tarde desta terça-feira (10) durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-163, em Nova Alvorada do Sul, a 118 quilômetros de Campo Grande. A suspeita surgiu após os agentes identificarem erros de português nos rótulos e indícios de falsificação nas embalagens.
O produto estava sendo transportado em um furgão frigorífico conduzido por um jovem de 26 anos, morador de São Carlos do Ivaí (PR). Ele apresentou notas fiscais informando o transporte de 2.005 quilos de pescado congelado.
Durante a conferência, os policiais constataram ausência do número do Serviço de Inspeção Federal (SIF), duplicidade de registros de inspeção e irregularidades específicas no caso do lambari, que possuía apenas autorização estadual do Paraná — o que impede a comercialização em Mato Grosso do Sul.
Consultas ao SIGSIF e ao sistema e-SISBI, do Ministério da Agricultura, confirmaram que os rótulos encontrados no veículo não correspondiam aos modelos oficiais aprovados, caracterizando falsificação.
O que foi apreendido
Foram retidos:
690 kg de filé de tilápia
135 kg de camarão
90 kg de ventrecha de tambatinga
350 kg de filé de pintado
80 kg de lambari
Além disso, o veículo transportava 896 quilos de filé de tilápia com documentação regular, que não foram apreendidos.
Segundo a PRF, o total transportado era de 2.241 quilos, quase 240 quilos acima do informado nas notas fiscais.
O motorista foi encaminhado à Polícia Civil e autuado por crimes contra a relação de consumo, incluindo comercialização de mercadoria imprópria e exposição de produto em desacordo com a legislação. A investigação segue para apurar o destino da carga irregular.



