Menu
Quarta, 11 de fevereiro de 2026

Vacina contra HPV passa a ter nova indicação aprovada pela Anvisa

Imunizante poderá ser utilizado na prevenção de mais tipos de câncer relacionados ao vírus.

11 de fev 2026 - 16h:56 Créditos: Redação com informações do Dourados Informa
Crédito: Freepik

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenção de novos tipos de câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação da indicação da vacina Gardasil 9, que agora também poderá ser utilizada na prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço relacionados ao vírus HPV.

Até então, o imunizante era indicado para a prevenção de câncer do colo do útero, vulva, vagina e ânus, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções persistentes provocadas pelo papilomavírus humano.

Com a nova aprovação, a vacina passa a ter indicação para crianças, adolescentes e adultos de 9 a 45 anos. A Anvisa reforça que a imunização é mais eficaz quando aplicada antes do início da vida sexual, considerando que o HPV é transmitido principalmente por contato sexual.

Segundo a agência reguladora, a decisão se baseia em evidências científicas que comprovam a eficácia da vacina na prevenção da infecção persistente pelos tipos oncogênicos do vírus, reconhecidos como os principais responsáveis pelo desenvolvimento desses cânceres, além da comprovação de resposta imunológica robusta contra essas variantes.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias