O incêndio que atingiu uma área do Pantanal desde a manhã da última terça-feira (8), está sendo controlado após três dias de trabalho, deixou um rastro de destruição na vegetação local, além de dezenas de animais mortos.
De acordo com o site Diário Corumbaense, um ninho contendo ovos de jacarés acabaram cozidos, devido às altas temperaturas causadas pelas chamas.
Além dos ovos, uma jacaré fêmea foi encontrada a alguns metros do local, completamente carbonizada. Possivelmente ela seria a mãe dos filhotes e não abandonou os animais.
Outros animais também foram encontrados queimados, pelo Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado do Pantanal.
O biólogo Sérgio Barreto, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), uma das instituições que integra o Gretap, afirmou que, no local, o ambiente ainda estava muito quente.
“Apesar de os bombeiros terem apagado os focos, o solo ainda está muito quente aqui. Encontramos um jacaré, que, provavelmente, é uma fêmea. Ela estava a cerca de três metros do ninho, que tinha vários ovos. Certamente, não quis deixar o ninho na hora em que as chamas se aproximaram”, relatou.
Nessa quinta-feira, equipes do Corpo de Bombeiro se concentraram às margens do rio Miranda, evitando que o fogo atravessasse a margem e se espalhasse ainda mais pela região.
Os primeiros focos foram visto na região do Passo do Lontra, na MS-184.