Em um release divulgado na 6ª feira (7.abr) pela Agência Espacial Norte-Americana, Nasa, mostra a posse da nova diretora do Goddard Space Flight Center, Makenzie Lystrup, fazendo seu juramento sobre o lívro científico "Pálido ponto azul", de Carl Sagan, publicado em 1994, ao invés da Bíblia Sagrada.
A imagem do juramento inusitado da primeira mulher a liderar o centro espacial localizado em Maryland foi notada pelo site NASA Watch.
A escolha do livro para fazer o juramento é permitida por lei nos Estados Unidos, devido a tradicional separação entre igreja e estado.=
Apesar dos juramentos acontecerem tradicionalmente em livros considerados sagrados, qualquer cidadão pode escolher sua publicação favorita para fazer as juras.
Há relatos de juramentos em livros que não são considerados sagrados. O congressista da Califórnia, Robert Garcia, jurou sobre os quadrinhos do Super-Homem, em sua posse e uma vereadora do condado de St. Louis, que fez seu juramento sobre a obra Oh, The Places You'll Go!, do autor de livros infantis Dr. Seuss.
Segundo a publicação, parece que é a primeira vez que alguém presta um juramento sobre um dos livros científicos mais importantes.
Sagan foi um cientista, astrônomo, astrobiólogo, escritor, divulgador científico e ativista. Ele é autor de mais de 600 publicações científicas e de livros de ciência e ficção científica. Além disso, ele ficou mais conhecido pela série de televisão Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que foi transmitida em 1980 pela emissora de televisão pública dos Estados Unidos, PBS.
Após a públicação e viralização da imagem, a base da Nasa em Maryland se manifestou com a icônica frase do cientista.
"Muitas vezes a imaginação nos leva a mundos que nunca existiram, mas sem ela não vamos a lugar nenhum." - Carl sagan