Mato Grosso do Sul confirmou nesta sexta-feira (11) o maior número de casos novos de Covid-19 desde o início da pandemia, 2.258. Com isso, a quantidade total de infectados pelo coronavírus no estado desde o começo da pandemia, em março, chegou 58.304.
A secretária estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, atribuiu o aumento do número de casos confirmados registrados hoje, a mudança de critérios determinado pelo Ministério da Saúde nesta semana.
Ela explicou que o órgão determinou que além do exame laboratorial, os casos de Covid-19 podem ser confirmados também por meio de exame clínico por médico ou outro tipo de exame, como de imagem, por exemplo. Essa mudança ocorreu nesta semana.
A secretária adjunta disse que os municípios do estado passaram a seguir desde quinta-feira (10) essa determinação, o que ampliou o critério de classificação e por consequência a confirmação de casos.
Com os novos registros desta sexta, a média móvel dos últimos 7 dias no estado voltou a subir. Hoje atingiu 842,5 casos por dia.
Christinne Maymone comentou ainda que com mais 11 mortes confirmadas nesta sexta, o estado atingiu 1.035 vidas perdidas desde o início da pandemia e mantém uma média móvel nos últimos 7 dias de 13,7 óbitos por dia. A taxa de letalidade se mantém em 1,8%.
Dos casos confirmados, 6.969 são considerados ativos. Desse total, 6.460 estão em isolamento domiciliar e 509 estão internados, sendo 225 em unidades de terapia intensiva (UTI’s).
A taxa de ocupação de leitos de UTI disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado é de 52%, mas três municípios polo tem índices mais altos: Corumbá, com 74%; Dourados, com 71% e Campo Grande, com 70%.
Em contrapartida, o estado tem 50.300 pessoas que se infectaram com o coronavírus e que já estão recuperadas, o que indica um percentual de 86,2%.
A secretaria estadual de Saúde (SES) apontou que Mato Grosso do Sul tem 1.494 amostras de testes da Covid-19 na fila do Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande e de instituições parceiras e 2.506 casos suspeitos sem encerramento pelos municípios. Desde o começo da pandemia o estado aplicou 228.656 testes para a doença.