A última data de pagamentos do Auxílio Emergencial está previsto para ocorrer ainda neste mês de outubro, mais especificamente no dia 31, quando será encerrado o cronograma de pagamentos da sétima e última parcela do benefício em 2021.
Diante do encerramento do Auxílio Emergencial, parte de equipe do Governo vem discutindo nos bastidores uma nova prorrogação do benefício que poderá se estender até abril de 2022, é o que afirma interlocutores do Governo. O interesse maior vem por parte do ministro da Cidadania, João Roma.
Nova prorrogação dependerá de alguns fatores
O Governo Federal vem trabalhado em duas linhas de frente, sendo a principal delas a liberação do Auxílio Brasil, novo programa social de distribuição de renda que deverá substituir o atual Bolsa Família, onde, alguns impasses vêm inviabilizando a liberação do programa que está previsto para se iniciar em novembro.
Já a segunda frente vem com relação ao Auxílio Emergencial, ainda, segundo fontes do governo, além da pressão para uma nova prorrogação, o benefício pode vir a ser estendido como uma alternativa, caso o governo fracasse na liberação do Auxílio Brasil.
No entanto, ainda temos o impasse entre o ministro da Cidadania João Roma e o ministro da Economia Paulo Guedes. Como dito, João Roma é a favor de uma nova prorrogação do benefício, mas Guedes é totalmente contra a viabilização de uma nova parcela. Para Guedes não há justificativa fiscal que comprove a necessidade de uma nova prorrogação.
Assim, será necessário aguardar a movimentação do Governo neste mês de outubro, que será fundamental para determinar uma nova prorrogação ou não do benefício e ainda por quanto tempo.
Sétima parcela do benefício
Até que o governo se decida sobre uma nova prorrogação ou não do benefício, o que temos pela frente é o pagamento da sétima e última parcela oficial do programa. Vejamos as datas a seguir:
Calendário de pagamentos da sétima parcela para o Bolsa Família
Calendário da sétima parcela do auxílio emergencial para o público geral