O Prefeito Hélio Peluffo, de Ponta Porã, sofreu nesta quarta (10) um ataque isquémico transitório (derrame - de alguns minutos). Ele foi levado às pressas para o Hospital do Coração de Dourados, onde recebeu atendimento e segue internado.
Segundo o site da Rede Dor São Luiz, o ataque isquêmico transitório é quando uma artéria cerebral entope ou se rompe e há déficit neurológico decorrente desse entupimento ou hemorragia.
“A grande diferença entre o AIT e o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas. O AIT é considerado um dos principais fatores de risco para o AVC”, afirma o portal da rede de hospitais.
Conforme nota oficial divulgada pela prefeitura, Hélio Peluffo Filho recebeu os primeiros socorros e foi transferido para o hospital douradense, onde está sob os cuidados do cardiologista Irineu Lemes.
Nascido em Ponta Porã em 24 de abril de 1960, Hélio Peluffo Filho é arquiteto formado em 1986 no Rio de Janeiro e está no segundo mandato como administrador da cidade fronteiriça.
Segundo especialistas, as causas mais comuns do ataque isquêmico transitório são presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro.
O coágulo pode ser decorrente de danos arteriais causados por colesterol alto, pressão arterial elevada e por formação de coágulos no coração, decorrentes de infarto recente ou anomalias cardíacas.