Fundadas na mesma data, cinco cidades do Estado celebram o aniversário de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (11). Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes completam 61 anos.
Anaurilândia - O primeiro povoado que se estabeleceu na região recebeu o nome de “Água Amarela”, em terras doadas por Ciriaco González por volta de 1940. A principal atividade econômica da região era a exploração da erva-mate, planta nativa do local.
A primeira escola e a primeira igreja foram construídas em 1951. Dois anos depois, o povoado foi transformado em distrito, subordinado ao município de Bataguassu, já com o nome de Anaurilândia. Este título foi dado em homenagem à esposa de Ciriaco Gonzalez, Anaurelíssia Gonzáles.
O IBGE estima que o município tem 7735 habitantes em 2024, em um território de 3.415,657 quilômetros quadrados. Anaurilândia fica na região leste do Estado, a 379 quilômetros de Campo Grande, e foi emancipada para a categoria de município pela lei estadual 1946, de 11 de novembro de 1963.
Ivinhema - Com cerca de 27.821 habitantes, de acordo com o censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem território de 2.003,430 quilômetros quadrados e fica distante 289 quilômetros de Campo Grande.
O desenvolvimento da região teve início em novembro de 1957, com a criação da Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização), que forneceu dados para que o urbanista Francisco Prestes Maia projetar. Ivinhema era considerada distrito de Dourados e foi elevada à categoria de município pela Lei nº 1.949, de 11 de novembro de 1963.
Jateí - O município tem 3.620 habitantes, conforme estimativa do IBGE, e fica distante 265 quilômetros de Campo Grande. A região da Grande Dourados passou por um rápido crescimento econômico com a instalação da Colônia Agrícola Nacional, que recebeu migrantes colonos de todo o país, a partir de 1943.
O povoamento da região onde hoje está Jateí começou em 1954, quando colonos cruzaram o Rio Dourados, e adentraram uma área não incorporada ao projeto. Isso fez com que o governo criasse uma segunda zona dr colônia. Lá, foi fundado o povoado que, em 1963, originou o município de Jateí.
Naviraí - Conhecida como Ouro do Conesul, a cidade teve sua criação e desenvolvimento ligados aos madeireiros e produtores rurais que desbravaram a região a partir de 1952. O nome do município é uma palavra de origem indígena que significa "pequeno rio impregnado de arbustos roxos".
No sudoeste de Mato Grosso do Sul, Naviraí tem 52.707 habitantes, de acordo com o IBGE. O território é de 3.189,667 quilômetros quadrados e a cidade fica distante 359 quilômetros de Campo Grande. A emancipação do município se deu pela Lei Estadual 1.944, anteriormente a região era distrito de Caarapó.
Pedro Gomes - Cidade localizada na região do Alto Taquari, a 306 quilômetros de Campo Grande, Pedro Gomes tem 6.974 habitantes, de acordo com o IBGE. Os primeiros imigrantes chegaram à região em 1838, tomando para si terras de indígenas Caiapós e Coroados.
Chamado "Amarra-Cabelo", o povoado surgiu em em 1950, com casas residenciais de fazendeiros da região. O nome passou a ser Pedro Gomes em 1958, quando a região transformou-se em distrito subordinado ao município de Coxim. A elevação à categoria de município veio cinco anos depois, com a Lei Estadual nº 1942.
Festividades - Nenhum dos municípios divulgou programação para hoje (11), mas quatro deles comemoraram no fim de semana. Anaurilândia, Ivinhema e Pedro Gomes tiveram shows sertanejos e rodeios. Jateí teve Marcha para Jesus, com apresentação gospel. Apenas Naviraí não divulgou programação.