Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Anatel atualiza plano de universalização de telecomunicações e troca 4G por Fibra Óptica

A proposta é levar internet para as cidades que ainda não possuem

11 de dez 2020 - 13h:44 Créditos: Assessoria
Crédito: Imagem Ilustrativa

Na última semana de novembro de 2020, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou seu Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) das telecomunicações ao redor do Brasil e, além de dar prioridade na implantação do 5G no país, a agência planeja levar fibra óptica para 1511 municípios que ainda não possuem a tecnologia, de acordo com a proposta aprovada no dia 26 de novembro. 

Para isso, a Anatel trocou o 4G pela Fibra Óptica. Isto porque, no plano original, um dos objetivos era expandir a rede 4G por todo o país, no entanto, a empresa optou agora por investir em linhas de alta capacidade de transmissão de dados para estabelecer a comunicação entre as cidades, o chamado backhaul. De acordo com o relator da matéria, o conselheiro Emmanoel Campelo, “esperamos que após a implantação da fibra óptica nas sedes municipais outras localidades também possam ser atendidas, caso houver saldo da troca da obrigação do 4G por backhaul”.

A proposta aprovada pela Anatel agora será encaminhada para o Ministério das Comunicações, para então ser efetivada por meio de decreto presidencial. No site oficial da Anatel, é possível conferir o ranking completo da qualidade da internet via fibra óptica disponível no Brasil, acessando a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. No ranking estão empresas como Claro Fibra, Vivo Internet, TIM Live, Oi Fibra, Brisanet, Algar Telecom, Unifique, Sumicity e muitas outras. Se você quiser testar a velocidade da internet, faça o speed test do Melhor Escolha.

No site de comparador de planos de internet banda larga Melhor Escolha, além de poder comparar e assinar planos de internet das operadoras que estão disponíveis na sua região, também é possível conhecer melhor cada um dos planos, promoções, vantagens e outras informações sobre cada uma das operadoras de banda larga via fibra óptica atuantes no país. 


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias