O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), propôs a criação do Endereçamento Rural Digital (ERD), em Mato Grosso do Sul. O objetivo central do projeto é facilitar e ampliar do acesso a serviços públicos essenciais para a população rural, como transporte escolar, saúde e segurança.
A proposta também visa promover a identificação georreferenciada das propriedades rurais, utilizando tecnologia de geolocalização e QR Code, apoiar os municípios no mapeamento de vias e logradouros rurais, promovendo a organização do território, entre outras finalidades.
A instituição do ERD parte de uma iniciativa da Polícia Militar, que tem apresentado bons resultados na segurança rural, explica Paulo Corrêa. “A nível estadual, destaca-se o excelente trabalho realizado pela Polícia Militar por meio do Programa ‘Campo Mais Seguro’. Essa iniciativa, conduzida pela Patrulha Rural, monitora as propriedades rurais utilizando fotos, aplicativos de georreferenciamento e coordenadas geográficas,” afirmou o parlamentar.
A ideia é, por meio da coleta e compartilhamento dessas informações, o Estado implantar o ERD. O projeto foi apresentado na sessão ordinária de terça-feira (10), e agora será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis.