Menu
Quarta, 17 de dezembro de 2025

Com 318 votos, Câmara aplica suspensão a Glauber e descarta cassação

Cálculo político mostrou que não havia apoio suficiente para retirar o mandato do parlamentar.

11 de dez 2025 - 08h:53 Créditos: Redação, com informações do Midiamax
Crédito: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A punição, que substitui a cassação por quebra de decoro, foi confirmada por 318 votos a 141.

A decisão foi resultado de um cálculo político envolvendo parlamentares da direita e do Centrão, que avaliaram não haver votos suficientes para cassar o mandato do psolista. Para que a cassação avançasse, seriam necessários ao menos 257 votos favoráveis — caso contrário, o processo seria automaticamente arquivado.

Antes da votação final, os deputados decidiram — por margem estreita de apenas seis votos — se o tema seria ou não discutido em plenário antes de uma eventual deliberação sobre cassação. A disputa apertada levou parte dos parlamentares a repensar suas posições, abrindo espaço para uma solução menos severa.

O acordo para aplicar uma punição mais branda foi articulado durante a sessão, após apelos de deputados que defenderam a proporcionalidade da medida. Alguns chegaram a citar o projeto de lei da dosimetria — que prevê redução de penas a condenados pelos atos de 8 de janeiro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro — para justificar a suspensão em vez da perda do mandato.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias