O brasileiro Matheus Silveira, de 30 anos, desembarcou no Brasil na noite de quarta-feira (11), após permanecer dois meses detido nos Estados Unidos pelo Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE). Ele foi deportado durante o processo de solicitação do visto de residência permanente, o chamado green card.
A detenção ocorreu em 24 de novembro de 2025, em San Diego, no momento em que Matheus participava de entrevista relacionada à regularização migratória por meio do casamento com a norte-americana Hannah Silveira. O pedido do green card havia sido protocolado em 2024.
Segundo relato da esposa à CNN Brasil, quatro agentes entraram na sala ao fim da entrevista e conduziram Matheus algemado. Já autoridades federais norte-americanas informaram que a prisão teve como fundamento irregularidades no status migratório e antecedentes criminais.
De acordo com o governo dos EUA, o brasileiro teria permanecido no país após o vencimento do visto de estudante, expirado durante a pandemia de Covid-19, além de ter sido condenado, em 2022, no estado de Nevada, por dirigir sob efeito de álcool.
O voo com 59 deportados chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 23h30. A recepção foi acompanhada pelo programa “Aqui é Brasil”, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que presta assistência a brasileiros repatriados.
Após o desembarque, parte dos passageiros foi encaminhada a um hotel com estrutura de acolhimento, onde receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, atendimento médico e orientações para retorno às cidades de origem. A família aguarda a chegada de Matheus ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (12), enquanto a esposa deve vir ao Brasil na próxima semana.



