
Espécie moradora do Bioparque Pantanal pode apresentar dificuldades na hora de se relacionar com outros peixes. Isso tanto para relações casuais de convivência, quanto na hora do acasalamento. A informação foi revelada pelo próprio complexo de aquários, que elucidou algumas dúvidas a respeito do animal.
De acordo com o Bioparque Pantanal, o peixe em questão é da espécie Jacundá (Crenicichla lugubris), que chama atenção nadando pelo tanque Neotrópico no aquário
"É um peixe que pode ter dificuldade em relacionamento. Isso porque, à medida em que o macho se torna sexualmente maduro, também vai se tornando mais agressivo, principalmente com a mesma espécie. Dessa forma, isso reflete na dificuldade de formar casais", explica o Bioparque Pantanal.
Peixe controverso muda de comportamento
No entanto, segundo o Bioparque, quando o jacundá forma casais e se reproduz, desova em cavernas e, ao contrário do comportamento agressivo no auge da maturidade sexual, o peixe apresenta excelente cuidado parental. "Cuidam da desova e dos filhotes", detalha o complexo.
Ainda conforme o Bioparque Pantanal, o Jacundá é uma espécie que ocorre apenas no Brasil, Suriname e Guianas e vive em locais com vasta vegetação aquática. A alimentação consiste basicamente de material vegetal, invertebrados e peixes.
O peixe morador do tanque Neotrópico no local é uma espécie amazônica de Jacundá e se destaca nadando por todos os cantos de seu recinto. Veja imagens:
