Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Ford fecha acordo com funcionários para encerrar produção na Bahia

A fábrica tinha 4 mil empregados

12 de mai 2021 - 15h:21 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A empresa Ford informou nesta quarta-feira (12) que fechou um acordo coletivo negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos por causa do encerramento da produção na unidade de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador. A fábrica tinha cerca de 4 mil empregados.

Segundo a Ford, o acordo coletivo foi aprovado pela maioria dos empregados em votação realizada hoje (12).  

A proposta aprovada inclui uma compensação financeira adicional às verbas rescisórias:

• Empregados operacionais: 2,05 salários nominais por ano trabalhado + valor fixo adicional conforme faixas pré-definidas, com garantia de indenização mínima de R$ 130 mil.

• Empregados administrativos: um salário nominal por ano trabalhado, com garantia de indenização mínima de R$ 130 mil.

Segundo a empresa, também faz parte do acordo a concessão de seis meses de plano médico por meio do Sindicato e uma remuneração adicional para empregados operacionais com restrição médica ocupacional.

Além dos itens previstos no acordo, a Ford informou que já oferece um programa de qualificação dos trabalhadores e também vai dar suporte para recolocação por meio da contratação de uma empresa especializada.

A Ford anunciou que encerraria a produção de veículos em suas fábricas no Brasil, em 11 de janeiro de 2021, porém 22 dias depois, a Justiça do Trabalho concedeu uma liminar que suspendia a demissão coletiva de funcionários da fábrica de Camaçari.  

A decisão proibia demissões até que o acordo entre a empresa e os funcionários fosse encerrado.

No dia 23 de fevereiro, cerca de 700 funcionários da Ford retornaram aos postos de trabalho.  

A retomada foi, inicialmente, por 90 dias e aconteceu depois de negociações entre o sindicato da categoria e a empresa.

Na época, ficou decidido também que outros 327 trabalhadores retornariam em março, 189 em abril e 31 funcionários seriam convocados em maio.

Em março, outra decisão judicial emitida suspendeu o desligamento de empregados da Ford que atuam em funções de liderança e supervisão, na fábrica de Camaçari.  

A decisão também afetava as empresas que forneciam insumos para a montadora e estão instaladas no complexo industrial no município da Bahia.  

Com o fechamento, a cidade de Camaçari, que abriga o maior Polo Industrial do estado pode ter perda de 10% na arrecadação de receitas.

Diante do fechamento da fábrica da Ford a produção industrial baiana registrou em fevereiro o maior tombo desde maio do ano passado, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias