Foi aprovado nesta quarta-feira (11), pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) o projeto de lei de autoria do deputado estadual Antonio Vaz, que Institui a Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos, a ser realizada anualmente no mês de outubro, o artigo será acrescentado a lei nº 5.215.
Esse projeto visa que no período da campanha, sejam promovidas ações, eventos, palestras, aulas, seminários e materiais educativos com objetivo de incentivar a população a refletir e agir sobre a importância em manter laços afetivos com a pessoa idosa.
A Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos deve ter cunho educacional, cultural e preventivo e ter por objetivos:
I – alertar sobre o problema do abandono afetivo da pessoa idosa;
II – conscientizar a população sobre a importância em manter os laços afetivos com a
pessoa idosa;
III - promover ações que tragam qualidade de vida à pessoa idosa;
IV - divulgar os direitos da pessoa idosa, observados os preceitos contidos na Lei Federal
nº 10.741, de 1º de outubro de 2003;
V - sensibilizar toda a sociedade e, em especial, professores, pesquisadores, profissionais
de saúde, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e estudantes quanto à importância
da conscientização sobre os cuidados para com as pessoas idosas e as consequências
que o abandono afetivo pode ocasionar
" Nós precisamos refletir sobre como tratamos aqueles que dedicaram boa parte de suas vidas para ajudar a ser quem somos hoje, é triste e inaceitável ver que muitos não dão a devida importância para quem é tão importante. Esperamos que esse projeto, quando sancionado seja o incentivo necessário para que nossos idosos tenham mais qualidade de vida em todos os sentidos", ressalta o deputado.