Menu
Segunda, 23 de dezembro de 2024

De 93 anunciados, 89 novos delegados de Mato Grosso do Sul tomam posse

Entre os compromissos estão o combate ao tráfico e atendimento à mulher

12 de jul 2022 - 08h:30 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Com quatro ausênciais, MS tem 89 novos delegados empossados nesta segunda-feira (11) - Alanis Netto/ Correio do Estado

Diferente do número anunciado (93), a posse de delegados anunciada na tarde desta segunda-feira (11) - no auditório do Bioparque Pantanal -, teve o juramento e assinatura de apenas 89, ficando registrada a ausência de quatro. 

Anunciada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), a cerimônia teve presença de representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e também do Corpo de Bombeiros.

"Olha o tamanho da responsabilidade que vocês assumem a partir de hoje. A polícia civil do Mato Grosso do Sul é a polícia civil que tem o melhor desempenho no Brasil em resolução de homicídios, 89% tem sua resolução. Sendo que, a média nacional é 44%, então, nós tamos no dobro nessa Polícia Civil que vocês vão adentrar a partir de hoje", comentou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, em discurso.

Importante ressaltar que os delegados, foram aprovados em todas as fases do concurso que foi realizado ainda em 2021, e registrou a presença de 14 mil candidatos. Vale frisar o aumento significativo das 30 vagas, inicialmente disponibilizadas, para as 89 novas posses. 

Além dele, esteve presente Ana Carolina de Araújo Nardi, secretária de estado de administração que acompanhou e participou do processo de escolha dos novos delegados. 

Foi o nosso concurso mais longo, de mais etapas, de maior dificuldade e fui presidente da banca da prova oral. Nós buscamos fazer com muito empenho, buscamos os melhores e, tenho certeza que, hoje estamos aqui com os melhores.

Azambuja aponta que as nomeações darão força àqueles que enfrentam, diariamente, os problemas da segurança pública de Mato Grosso do Sul. 

"MS, pelo mapa que mede a violência no Brasil, é considerado o 4.º Estado mais seguro do Brasil. Isso é importante, mas queremos mais, queremos o 1.º lugar em segurança à população do nosso estado, principalmente porque nós somos um estado que faz fronteira com Bolívia, com Paraguai e vocês sabem os problemas vivenciados na fronteira, com tráfico internacional, com as organizações e facções criminosas que se estabelecem ali", disse. 

Por fim, Ana Carolina reforçou a alegria da nomeação dos 89, e fechou seu discurso com uma mensagem aos novos delegados.

"Que vocês olhem para essa nova jornada de vocês, no sentido da palavra do que vocês passam a ser na data de hoje, servidor público. É servir, àquele que está aguardando a entrada de vocês no exercício. Servir nossa população sul-mato-grossense que precisa de vocês. Sejam muito bem-vindos ao poder público do estado de Mato Grosso do Sul", discursou.

Segurança e defesa

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira ressalta que, na tarde desta segunda-feira, foi entregue "o que há de melhor para a população de Mato Grosso do Sul". 

"E se foi possível isso, é porque teve muito trabalho. Nunca tivemos tantos investimentos. Não só o que tem de melhor em equipamentos e armamentos gerais no município, mas, principalmente, a escolha e entrega de profissionais do mais alto porte", apontou o secretário. 

Azambuja completou em sua fala, que esteve ao lado de Ana Carolina acompanhando o concurso e salientou os padrões cobrados. 

"As fases do concurso, que eu acompanhei com a Ana desde o começo, são muito difíceis, não é fácil chegar no dia de hoje, que é o da posse, eu acho que isso é um orgulho pros familiares. Porque é realmente uma luta poder adentrar um concurso como esse. E vocês foram aqueles que foram escolhidos, né? Primeiro por Deus", afirmou.

Videira fez questão de ressaltar que, para os empossados, fica a missão de retribuir em atos a confiança depositada por todos. 

"Nosso compromisso é retribuir àqueles que nos desconfiam nessa missão difícil, com resultados. Entregando para o povo do Estado a segurança pública que ele merece. E os senhores e as senhoras que ingressam neste momento tem esta responsabilidade de manter os números de excelência no Mato Grosso do Sul", comentou Antonio Carlos.

Ainda, o Delegado Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, destacou a dificuldade que foi chegar ao momento da posse..  

"Porque não foram apenas dias ou momentos de um curso de formação. Passamos por momentos de dificuldades, crises e, muitas foram as vezes que cada um dos senhores nos deram suporte para continuar. Até o último instante estávamos trabalhando. Semana passada, mesmo com Covid, estava em reunião para resolver a vida de vocês", argumentou. 

Gurgel finaliza pedindo a todos as novas delegadas e delegados empossados, que tenham comprometimento com o cargo. 

"Sejam comprometidos com essa instituição. Muitos gostariam de estar em lugar e posição. Se entreguem à instituição e tenho certeza que vocês não vão se arrepender. Cada um de nós que estamos aqui, delegados e delegadas da polícia, são testemunho vivo do quanto o comprometimento e entrega a esta instituição é prazeroso e faz de cada um de nós cada vez melhor", finalizou. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias