Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Guarda Municipal Defendendo Mulheres Vítima de Violência Doméstica Leva 72 Agressores a Prisão

Guarda Municipal de Dourados

12 de ago 2020 - 14h:26 Créditos: Diretoria de Operações
Crédito: Diretoria de Operações

A Guarda Municipal de Dourados tem desempenhado um importante trabalho de proteção e auxílio as mulheres, principalmente as que são vítimas de violência doméstica.

No mês de agosto comemorasse a data de criação da Lei Maria da Penha, um importante mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil – completando 14 anos.

Desta forma, este mês é atribuído a campanha do “Agosto Lilás” que pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

Nesta prevenção a Guarda Municipal de Dourados tem desempenhado importante papel no enfrentamento a violência doméstica, sejam em ações preventivas ou nos atendimentos das emergências nos crimes de agressões contra mulheres, atuando de forma enérgica com a prisão dos agressores. A instituição também tem um ótimo relacionamento e parcerias com as demais forças policiais principalmente com a Delegacia da Mulher.

A GMD tem um canal de denúncias à disposição da população que são os telefones institucionais 199 e 153 funcionando 24h/dia e desde janeiro tem recebido diversas denúncias sobre violências domésticas. Neste ano a Instituição já atendeu 184 denúncias de violências domésticas, destas em 112 ocorrências as equipes atuaram de forma preventiva, no qual as vítimas percebiam que seriam agredidas pelos companheiros e se antecipavam solicitando a presença da Guarda Municipal. Já em 72 casos os autores foram presos em flagrante por praticarem alguma violência contra mulher, destes 26 foram presos também por descumprirem as Medidas Protetivas de Urgência, que determinam o afastamento compulsório do agressor, que não pode se aproximar ou ter contato com a vítima.

Na terça-feira (11) um homem de 40 anos foi preso por uma equipe da Guarda Municipal após Descumprir a Medida Protetiva de Urgência arbitrada. Este homem teria invadido a casa da vítima durante a madrugada e após ameaça-la fugiu do local. Por volta das 18h o homem voltou ao bairro e passou a rondar a casa da ex-mulher. A equipe foi acionada no prendeu o autor em frente a casa da vítima descumprindo a medida protetiva. Diante da situação foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias