Crédito: Hedio Fazan De acordo com o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o tempo segue firme nesta quarta-feira (12) em Mato Grosso do Sul, com sol entre nuvens e aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia.
De acordo com os modelos meteorológicos, há risco de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 a 40 milímetros em 24 horas, com volumes ainda maiores em pontos isolados.
As instabilidades estão associadas ao aumento do calor e da umidade, à formação de áreas de baixa pressão atmosférica e à passagem de cavados. A chegada de uma frente fria pelo oceano também deve intensificar as condições de instabilidade sobre o estado. O tempo instável deve persistir até sábado (15), mantendo o alerta para temporais em diversas regiões.
As temperaturas variam conforme a região. No sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 20°C e 22°C, e as máximas, entre 23°C e 33°C. No Pantanal e no sudoeste, os termômetros oscilam de 23°C a 27°C nas mínimas e de 27°C a 33°C nas máximas. Já nas regiões do Bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 21°C e 24°C, e as máximas podem chegar a 35°C. Em Campo Grande, a variação prevista é de 21°C a 24°C nas mínimas e de 28°C a 33°C nas máximas.
Os ventos devem soprar predominantemente dos quadrantes leste e norte, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns pontos, podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h.



