Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Agência autoriza os EUA a vacinar a população com a imunização da Pfizer

A autorização é de uso emergencial

12 de dez 2020 - 09h:24 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A agência reguladora dos Estados Unidos, FDA (Food and Drug Administration), emitiu uma autorização de uso de emergencial para a vacina da Pfizer contra a covid-19.  

A liberação rápida da vacina era amplamente esperada depois que um painel de conselheiros especialistas do FDA endossou o uso, na última quinta-feira (10).  

A decisão definirá o cenário para que os primeiros americanos sejam imunizados fora dos testes clínicos, já na segunda ou terça-feira, com profissionais da saúde entre os primeiros da fila.  

A Pfizer pediu que a vacina, desenvolvida com a parceira alemã BioNTech, seja aprovada para uso em pessoas de 16 a 85 anos. As empresas disseram no mês passado que um regime de duas doses da vacina foi 95% eficaz na prevenção da doença de COVID-19.  

Dados detalhados divulgados em documentos da FDA antes da reunião do painel consultivo mostraram que a vacina começou a proteger os receptores antes mesmo de eles receberem uma segunda dose.  

O Reino Unido aprovou a vacina Pfizer/BioNTech na semana passada e iniciou um programa de imunização em massa na terça-feira. O Canadá também autorizou a vacina com as imunizações prevista para começar na próxima semana.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias