Crédito: Sidney Bronka Um forte, porém breve, temporal atingiu Dourados na tarde desta sexta-feira (12), enquanto a cidade permanece sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para tempestades severas, risco de granizo e rajadas de vento.
De acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, as rajadas chegaram a 43,2 km/h às 14h16 — intensidade considerada muito forte pela escala de Beaufort. Em apenas 11 minutos, a estação meteorológica instalada às margens da BR-163, saída para Caarapó, registrou 16 milímetros de chuva. A brusca mudança climática derrubou a temperatura de 31,7°C para 20°C.
A Defesa Civil ainda avalia os impactos, mas já confirmou a queda de uma árvore no cruzamento da Avenida Joaquim Teixeira Alves com a Rua Barão do Rio Branco, no Jardim Clímax. Os galhos destruíram parte de um muro e atingiram um carro que estava estacionado.
Desde o início do ano, a prefeitura tem removido árvores condenadas no centro da cidade após laudos do Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente), medida que já contribuiu para reduzir o número de quedas em tempestades.
O Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências até o momento, mas moradores relataram fios caídos e destelhamentos no BNH 4º Plano. Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atender a região.



