A escola estadual Indígena Guateka – Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, vai receber investimentodo Governo do Estado com reforma parcial, orçada em pouco mais de 320 mil reais.
De acordo com o diretor da unidade escolar, Luiz de Souza Freire Junior, a obra contempla reformas na cozinha, banheiros, quadra de esportes e pintura geral. Além disso, conforme a ordem de serviços publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10, o investimento prevê também a adequação do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
A escola atende aproximadamente mil estudantes entre o ensino médio e fundamental, distribuídos em três turnos. “Essa reforma atende aos anseios da nossa comunidade, estamos trabalhando há 4 anos na reestruturação da escola, e essa reforma vai nos permitir um grande avanço não só na qualidade do ensino, mas na qualidade de vida dos nossos alunos, uma vez que a escola é o principal local de convivência dos alunos”, destacou o diretor.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, destacou a importância do investimento. “Trabalhamos para entregar estradas, hospitais, novos corredores para facilitar o escoamento das safras, melhoramos a infraestrutura das cidades, mas nada tem tanto significado quanto o ensino para mudar o patamar da cidadania e dar mais oportunidade aos nossos alunos. A educação é mais do que uma política pública, é o nosso futuro, nosso caminho, e a porta para o verdadeiro crescimento que é quando cresce todo mundo junto. A pandemia aprofundou as desigualdades, mas a educação pode reverter isso, porque oferece oportunidades para todos”, frisou.
“Neste ano daremos sequência aos investimentos já realizados pelo Governo de MS desde o início da nossa gestão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, objetivando melhorias na aprendizagem. Com intervenções como essa, as atividades poderão ser retomadas com uma infraestrutura ainda melhor, com ambientes renovados e prontos para receber estudantes e profissionais. Nesses sete anos de gestão, já passamos da marca de R$ 350 milhões investidos, com reformas e readequações nas nossas unidades escolares, sempre com o objetivo de beneficiar todos os estudantes da REE”, disse a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.
A obra deve ficar pronta em 180 dias, a contar da publicação da ordem de serviços.