Menu
Domingo, 20 de abril de 2025

A Secretaria de Saúde reforça a importância de tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19

O objetivo é apoiar todos para se imunizar

13 de abr 2021 - 15h:19 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Imagem ilustrativa

Para acelerar a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus na população do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde (SES) irá encaminhar às vigilâncias municipais, por meio das coordenadorias regionais de saúde (CRS), relatórios com os nomes de todos os idosos que podem tomar a segunda dose.  

“O objetivo é apoiar os municípios para que planejem ações de busca ativa dessas pessoas e vacinem ainda mais, para que consigamos continuar em destaque positivo na vacinação no país”, diz Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Com as duas últimas remessas de vacinas que chegaram ao RS, nos dias 2 e 8 de abril, foram distribuídas aos municípios cerca de 550 mil doses somente para a segunda aplicação em idosos.  

No total, 401.865 pessoas já receberam a segunda dose no estado.

“Essas informações nominais, que os próprios municípios podem gerar, é uma tentativa de auxiliar no reforço de estratégias locais, para facilitar a busca pelos faltosos e entender por que ainda não vacinaram. Pode ter acontecido, por exemplo, de a pessoa ter adoecido, ou então já ter sido vacinada e o município ainda não ter tido tempo de registrar. Mas ressalto que, mesmo que o prazo tenha passado, é preciso que a pessoa tome a vacina, a qualquer tempo”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

O Estado recebeu 12 lotes que totalizam cerca de 3,1 milhões de vacinas e não há retenção de doses, nesta terça (13), 69% do total já estava aplicado, conforme o painel das vacinas da Secretaria da Saúde.  

Assim que chegam ao aeroporto, na capital, são transportadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), onde são separadas, embaladas e enviadas às 18 CRS espalhadas pelo Estado.  

“Nesta semana, precisamos ampliar muito a aplicação da (segunda dose) em idosos a partir de 73 anos. Todos os que já se vacinaram com a primeira dose devem olhar a caderneta de vacinação para saber se não está na hora de voltar ao posto de saúde para a dose de reforço”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias