Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Google mostra óculos inteligente capaz de traduzir conversas em tempo real

O acessório foi confirmado durante a última quarta-feira (11)

13 de mai 2022 - 08h:58 Créditos: Olhar Digital
Crédito: Divulgação/Google

Além de ferramentas para diversos serviços e novos smartphones, o Google também mostrou como pensa que seus óculos inteligentes podem e devem ser. Em uma apresentação bastante curta no Google I/O, sem detalhes e recheada de animações feitas por computador, o gigante das buscas uniu o antigo Google Glass e o Tradutor em um só produto.

O Google já vem trabalhando em um óculos inteligente há bastante tempo e o Google Glass chegou a ser lançado em 2013, mas não exatamente para todo mundo e foi aposentado dois anos depois. O produto claramente era um protótipo e exibia as informações em uma pequena tela, por cima da lente e em um ambiente de realidade aumentada.

Agora, nove anos depois, o gigante das buscas utilizou um pequeno espaço dentro da sua principal apresentação no Google I/O para mostrar ao público a quantas anda o desenvolvimento deste produto. Na imagem ele é um…óculos como qualquer outro e o principal uso é o de traduzir textos.

Óculos inteligente insere “legendas” no mundo

A ideia do Google é colocar legendas no mundo, permitindo que pessoas falando idiomas completamente diferentes continuem o papo. A ferramenta lembra um recurso muito parecido para o Android, onde o sistema operacional analisa o som do ambiente justamente para criar um texto e assim escrever o conteúdo falado.

Não existem informações sobre como tudo isso funciona neste novo projeto, qual é o hardware e nem mesmo quanto tempo a bateria segura todo o sistema. Como o vídeo divulgado pela empresa claramente mostrava montagem com texto animado, é possível acreditar que ainda estamos longe de ter um produto como estes na prateleira.

O movimento do gigante das buscas para um novo Google Glass pode também fomentar o desenvolvimento em outras empresas, como Apple e Meta (Facebook). Estas duas já receberam diversos rumores sobre possíveis óculos inteligentes no passado, com boatos apontando algum lançamento já para o ano que vem.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias