Menu
Terça, 22 de julho de 2025

Homem é preso tentando entrar no Brasil com peixes ornamentais em mala

Os animais estavam em sacos plásticos com água, escondidos dentro da mala do autor

13 de jun 2025 - 08h:06 Créditos: JD1
Crédito: Divulgação

O sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) apreendeu no Aeroporto de Guarulhos oito kinguios, peixes ornamentais conhecidos pela facilidade de adaptação e por serem bastante sociáveis. Eles estavam na bagagem despachada de um passageiro que chegou na segunda-feira (9) em voo da Holanda.

Os animais não tinham a documentação de importação exigida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com o Vigiagro, peixes vivos podem introduzir no país doenças de notificação obrigatória altamente contagiosas. Uma delas é a koi herpes vírus (KHV), também conhecida como vírus da nefrite intersticial da carpa e necrose branquial. A KHV é letal para carpas e kinguios, além de ser altamente transmissível e não ter tratamento eficaz.

Outro risco é a viremia da primavera das carpas (SVC), doença viral grave com potencial de risco à piscicultura nacional. Entre os sintomas desta doença aguda estão hemorragias, escurecimento da pele, olhos salientes, palidez nas brânquias e acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

As duas doenças podem causar mortalidade em larga escala e impactos econômicos severos na aquicultura brasileira. Produtos de origem animal só podem entrar no país com a expressa autorização do Mapa.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias