Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Homem que morreu após ataque de tubarão foi mordido por um animal da espécie tigre

.

13 de jul 2021 - 09h:53 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Um homem de 51 anos que morreu após um ataque de tubarão em Jaboatão dos Guararapes, em Recife, foi mordido por um animal da espécie tigre, segundo o pesquisador Jonas Rodrigues, engenheiro de pesca da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE).  

O caso aconteceu no sábado (10), na altura da Igrejinha de Piedade.

"A espécie envolvida é um tubarão-tigre. [...] Chegamos a essa conclusão a partir do formato da mordida e da distância entre os dentes. É um animal adulto, com tamanho mínimo de 2,6 metros de comprimento total", afirmou Rodrigues.

Os incidentes no litoral pernambucano ocorrem, normalmente, com os tubarões cabeça-chata e tigre, segundo o pesquisador.

Rodrigues explicou que estudos prévios originaram um catálogo que permite a identificação da espécie pela forma da mordida tanto em partes mais rígidas quanto moles do corpo.  

A partir dessa metodologia, o pesquisador e a equipe com a qual trabalha chegaram à conclusão do ataque ter sido por um tubarão-tigre adulto, e apenas um animal, visto que não tinham mordidas subsequentes.

O trecho da praia em que Marcelo Rocha foi atacado é o mesmo de outros 12 incidentes, segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento (Cemit).  

Desde 1992, quando começaram a ser registrados os ataques no litoral pernambucano, foram notificados outros 65 incidentes com tubarão e mais 25 mortes, nesse período.

Rodrigues observou que o período de inverno é mais propício para ataques de tubarão no estado, visto que as chuvas aumentam turbidez da água. Além disso, a igrejinha de Piedade é uma região crítica, pois fica perto do Rio Jaboatão, apontou o pesquisador.

Por meio de nota, o Cemit informou que "está recebendo os relatórios dos órgãos envolvidos e realizará uma reunião extraordinária para discutir os dados levantados.

Ainda de acordo com o comitê, ao final dos trabalhos, o órgão "se pronunciará sobre a identificação da espécie e como se deu o caso".


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias