
Após diversos dias de calor e estiagem em Mato Grosso do Sul, um tuiuiú voou para se esconder da chuva, junto com seu filhote, enquanto o tempo "virava" no Pantanal sul-mato-grossense, na tarde de sábado (12). A cena foi gravada com um drone, pelos cinegrafistas da TV Morena, Rafael Savaris e Itamar Silva, na BR-262, próximo do município de Miranda(MS), a 207 km de Campo Grande. Veja o vídeo acima.
Ao g1, Rafael explicou que sobrevoou a região com dificuldade, porque a chuva começava no local. No vídeo, é possível ver uma ave adulta, com o filhote, menor, ao seu lado, no ninho ao topo de uma árvore.
A vegetação verde de cenário e a chuva chegando para alagar a planície compõem o cenário que impressionam, já que a cena ocorre três anos após as queimadas devastaram mais de 4,5 milhões de hectares do Pantanal.
A ave é reconhecida pela lei nº 5950/1992 como o símbolo do Pantanal, onde está localizada grande parte da espécie no Brasil.
Não é possível apontar se a ave adulta é macho ou fêmea, porque na espécie, ambos se revezam para cuidarem do filhote. A procriação coincide com o período de seca, onde as águas do Pantanal se abaixam, quando muitos peixes ficam presos nas baías e há abundância de comida.
Neste domingo (13), a previsão é de que o tempo continue fechado em Miranda. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia inteiro é de muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas.
Recomeço
Próximo de onde a cena foi filmada no sábado, fica o ninho tombado como patrimônio do Pantanal. Quando foi reconhecido, em 28 de setembro de 2020, os galhos haviam sido entrelaçados pelas próprias aves.