Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Se todo mundo plantasse uma árvore por ano a cada 20 anos como isso afetaria o clima?

13 de set 2021 - 10h:43

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças. Uma delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras e, talvez, caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil manter a nossa existência.

Por conta disso, políticos, líderes empresariais, youtubers e celebridades estão pedindo que se plante milhões, bilhões ou até mesmo trilhões de árvores para tentar desacelerar essas mudanças climáticas.

Atualmente, existem quase oito bilhões de pessoas no planeta. Se cada uma delas plantasse uma árvore todos os anos durante 20 anos isso teria como resultado aproximadamente 160 bilhões de novas árvores. Mas será que esse plantio em massa pode realmente desacelerar a mudança climática?


Relação

Arvore1 1200x802, Fatos Desconhecidos

O principal gás que causa o aquecimento global é o dióxido de carbono. E a floresta, através da fotossíntese, das árvores e outras plantas, transforma esse dióxido de carbono da atmosfera em carboidratos. E elas o usam para fazer caules, folhas e raízes.

A quantidade de carbono que uma árvore pode armazenar varia bastante. Isso porque depende da espécie da árvore, onde ela está crescendo e quantos anos ela tem.

No entanto, se uma pessoa plantasse uma árvore todos os anos durante 20 anos, e cada uma delas sobrevivesse, coisa que é bem improvável, as 20 árvores iriam consumir aproximadamente meia tonelada de dióxido de carbono anualmente.

Para se ter uma noção, a pessoa média dos EUA produz 15,5 toneladas de dióxido de carbono por ano. Já na Índia essa quantidade é de 1,9 toneladas. 

O que quer dizer que se cada pessoa dos EUA plantasse uma árvore por ano, isso compensaria somente 3% do dióxido de carbono que ela produz anualmente. E isso, apenas depois que todas as árvores tivessem amadurecido. Mas elas compensariam  26% para uma pessoa da Índia.

Claro que o plantio de árvores é sim parte da solução para as mudanças climáticas. No entanto, existem outras coisas mais importantes.

Árvores




Atualmente, existem cerca de três trilhões de árvores no planeta. Isso é somente metade do que existia há 12 mil anos, no começo da civilização humana. Se estima que as pessoas cortem 15 bilhões de árvores todo ano. E várias delas estão nas  florestas tropicais. Mas o desmatamento ocorre no mundo todo.

Justamente por isso que proteger as florestas que já existem faz sentido. Elas não somente absorve dióxido de carbono nas árvores e no solo, como também dão um habitat para os animais. Além de também poderem oferecer lenha e frutas para as pessoas e sombra.

Embora sejam importantes, as árvores não devem ser plantadas onde não cresciam antes. Como por exemplo nas pastagens nativas ou nas savanas. Isso porque esses ecossistemas dão um habitat importante para seus próprios animais e plantas. Além deles já armazenarem o carbono se não forem perturbados.

O que fazer

Arvore2 1000x664, Fatos Desconhecidos

Então, para desacelerar as mudanças climáticas as pessoas tem que fazer bem mais do que plantar árvores. Os humanos precisam diminuir o dióxido de carbono e outras emissões de gases de efeito estufa de forma bem rápida. Isso pode ser feito fazendo a transição para fontes de energia renováveis, como por exemplo, a solar e a eólica.

Além disso, as pessoas também tem que diminuir a quantidade de veículos que dirigem e voam e comer menos carne. Até porque, a carne tem uma pegada de carbono bem maior por caloria do que os grãos e vegetais.

Também é importante que todos, empresas, políticos, governos, adultos e até crianças, façam o que puderem para diminuir as emissões de combustíveis fósseis. A mudança pode ser lenta, mas juntas, as pessoas podem fazer com que ela aconteça.

Deixe um comentário