Menu
Terça, 14 de outubro de 2025

Governo de MS sanciona lei que isenta prefeituras do pagamento de taxas da Jucems

Medida proposta pelo deputado Paulo Corrêa beneficia os 79 municípios, garantindo economia e agilidade administrativa.

13 de out 2025 - 15h:01 Créditos: Assessoria
Crédito: Divulgação

Após indicação apresentada em abril deste ano pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, o Governo de Mato Grosso do Sul oficializou a isenção dos municípios do pagamento das taxas cobradas pela Junta Comercial (Jucems).

A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (13), com a Lei Estadual nº 6.483/2025, sancionada pelo governador em exercício Barbosinha, que inclui as prefeituras na lista de órgãos públicos beneficiados pela gratuidade dos serviços da Jucems, como emissão de certidões e outros documentos.

Com a nova lei, as 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul passam a ter direito ao benefício, garantindo isonomia de tratamento entre os entes federados. Antes, a gratuidade era restrita a órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos Estados, do Distrito Federal e da União.

A proposta surgiu a partir de uma demanda apresentada pela Assomasul, e resultou no Projeto de Lei 192/2025, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Eduardo Riedel e aprovado pelos deputados estaduais na quarta-feira (8).

Para o deputado Paulo Corrêa, a decisão representa um importante avanço para o fortalecimento do municipalismo em Mato Grosso do Sul. “Essa é uma medida que demonstra, mais uma vez, a sensibilidade e o compromisso do governador Eduardo Riedel com o municipalismo. Nosso pedido foi feito com base em uma demanda legítima dos prefeitos, e o Governo entendeu a importância de garantir tratamento isonômico entre os entes públicos”, disse Corrêa.

Com a mudança, as prefeituras poderão economizar recursos e agilizar trâmites administrativos, reforçando o compromisso do Estado com uma gestão pública mais eficiente e integrada. “Essa isenção fortalece as gestões municipais, desburocratiza processos e contribui para o desenvolvimento de todo o Mato Grosso do Sul”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias