Uma grande parte da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES foi concluída. Em maio, a Sanesul finalizou a reabilitação da Estação e Tratamento de Esgoto – ETE com capacidade de tratar 10 L de esgoto bruto por segundo, com recurso da própria empresa.
Já em junho, a empresa concluiu a construção de uma estação elevatória de esgoto, 5.410m de linha de recalque, 1.125m de coletor tronco, e execução de 37.1 km de rede coletora de esgoto (DN 150 a 250) e mais 1.761 ligações domiciliares de esgoto. Elas foram executadas com recurso proveniente do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), via Programa de Aceleração do Crescimento 2, outra parte do Governo do Estado, através da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
Atualmente, está em execução novas melhorias na ETE; outros 11.5 km de rede coletora de esgoto na cidade e 333 novas ligações domiciliares.
Na atual gestão do governo do Estado, a Sanesul investe R$ 8,9 milhões no setor de Esgotamento na cidade, com o objetivo de atingir a universalização do serviço.
Mais investimentos em água
Recentemente, a empresa investiu na ampliação da produção de água, com a perfuração de um novo poço tubular profundo, o que reforça o sistema de abastecimento de água da cidade para que não haja interrupção no fornecimento, seja por problemas técnicos ou durante consertos mais prolongados. O valor desse investimento é de R$ 203 mil reais em recursos da própria empresa.
Assim, a Sanesul parabeniza a cidade com a certeza de que o saneamento é elemento fundamental para garantir as condições de desenvolvimento humano e de vida da população.