Menu
Domingo, 22 de dezembro de 2024

Exames em SP mostram que Lula está com inflamação na garganta

Neste sábado, o presidente eleito foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.

13 de nov 2022 - 14h:33 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Reprodução

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou neste sábado, 12, exames de rotina no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de sua viagem para a COP-27 no Egito, na segunda-feira.

De acordo com o boletim médico, foram detectadas "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe."

Leucoplasia laríngea o que é? 


A leucoplasia laríngea é uma lesão branca na mucosa.

É uma mancha ou placa branca, com bordas irregulares, firmemente aderida a uma mucosa, geralmente na boca ou na vagina. É uma lesão pré-maligna, geralmente causada ao tabagismo e etilismo.

Segundo a assessoria de Lula, os exames ocorrem normalmente a cada seis meses.

Neste sábado, o presidente eleito foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.

Ainda segundo informações do hospital, os exames "seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

Tratamento: 

Entre 5% e 25% das leucoplasias evoluem para um câncer.

Portanto todas as leucoplasias deveriam ser tratadas como lesões pré-malignas por dentistas e médicos, independente de serem proliferantes ou localizadas.

Mesmo que a leucoplasia esteja regredindo, nenhum tratamento previne sua reincidência ou transformação maligna. Todas leucoplasias exigem biópsia para análise histológica.

O tratamento da leucoplasia envolve principalmente a evitar e remover os fatores que predispõe a patologia tais como abstinência ao tabaco e álcool, e evitar irritantes crônicos tais como bordas cortantes de dentes e próteses mal adaptadas.

Uma biópsia deve ser feita e a lesão cirurgicamente removida se alterações pré-cancerígenas ou câncer forem detectados.

Fonte: Wikipédia 

Câncer na laringe

Em outubro 2011, Lula descobriu que estava com câncer na laringe.

O petista passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia até que, um ano depois, o tumor sofreu regressão completa.

Durante a disputa presidencial deste ano, chamou atenção a rouquidão apresentada pelo ex-presidente, principalmente durante os debates.

À época, a alegação para a voz rouca foi o excesso de eventos de campanha.


Leia a nota do hospital na íntegra:

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.

Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias