A oferta ao requerimento de benefício por incapacidade temporária, o auxílio-doença para os trabalhadores da indústria foi ampliada em parceria com o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A serviço, realizado por meio do Atestmed no Balcão do Cidadão está disponível em 44 agências dos Correios de Mato Grosso do Sul.
A ampliação foi assinada em outubro, pelos presidentes do INSS e dos Correios, Alessandro Stefanutto e Fabiano Silva dos Santos, respectivamente, e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O objetivo é que a parceria chegue a todas as unidades da estatal, que vão se somar às 1,6 mil do INSS que já ofertam o serviço, além do Meu INSS (aplicativo ou site) e Central 135.
A solicitação de benefício por incapacidade temporária representa, 78,66% dos benefícios concedidos, segundo levantamento realizado nesta segunda-feira.
Como funciona
Os segurados podem fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS ou ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios dentro de cinco dias.
Um outro serviço poderá ser realizado no Balcão Cidadão: o cumprimento de exigência para todos os requerimentos do INSS.
O cumprimento de exigência ocorre quando, durante a análise do requerimento de um benefício, são identificadas pendências documentais. Ou seja, nada mais é do que um pedido de complementação de documentos ou informações.
A concessão de benefício por incapacidade temporária por meio documental (Atestmed) é condicionada a apresentação de documentação médica ou odontológica física ou eletrônica, legível e sem rasuras.
Confira as agências que realizam o serviço em MS: