Amazonas está vivendo um verdadeiro caos por conta de falta de oxigênio nas unidades de saúde. O governador do estado, Wilson Lima (PSC), pede socorro.
O aumento de casos de coronavírus no estado tem aumentado e muito, os hospitais já estão lotados. Pacientes tem que ser transferidos para outros estados.
“Hoje, o estado do Amazonas, que é referência para o mundo, e que todo o mundo volta seus olhares para cá quando há um problema relacionado à preservação ao meio ambiente, está clamando, pedindo por socorro. Considerado por muitos o pulmão do mundo, uma floresta que produz uma quantidade significativa de oxigênio, hoje o nosso povo está precisando desse oxigênio", disse o governador hoje (14) em coletiva.
De acordo com o governo, “a demanda por oxigênio hospitalar nos últimos dias é mais do que o dobro da registrada durante o primeiro pico da Covid-19 em Manaus. Entre abril e maio, a demanda diária de oxigênio chegou a 30 mil metros cúbicos. Nos últimos dias, a demanda chegou a 70 mil metros cúbicos”.
a capacidade da fábrica de produzir oxigênio em Manaus Manaus é de 28 mil metros cúbicos, o que gera um deficit diário de 42 mil metros cúbicos do produto.
Nos últimos dias, o Ministério da Saúde encaminhou 386 cilindros de oxigênio para Manaus por via aérea. Também estão sendo encaminhadas balsas com mais cilindros.
O Ministério da Defesa ficará responsável pelo transporte dos pacientes de Manaus para os estados de Goiás, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Brasília e Paraíba.
Trinta pacientes foram encaminhados de Manaus para Teresina nesta quinta-feira (14).