Menu
Sexta, 28 de janeiro de 2022

Para repor aviões 'perdidos' tráfico pode estar começando onda de roubos na Fronteira

A aeronave transportava 700 kg de cocaína.

14 de Jan 2022 - 14h:45 Créditos: Ponta Porã News
Crédito: Divulgação/FAB

O roubo de uma aeronave Skylane Cessna 182, na última quarta-feira (12) em território paraguaio proximidades da Fronteira podem servir de alerta a proprietários e operadores de aeronave no Brasil.

Surge a suspeita que o narcotráfico possa estar em busca de aeronaves para o transporte principalmente de cocaína da Bolívia para o Paraguai e Brasil. 

Durante todo ano de 2021, diversas apreensões de aviões e helicópteros, o esquema pode ter sido 'descapitalizado'  com a falta de desses equipamentos. O último roubo de avião, foi em Setembro, no Aeroporto de Aquidauana.

Nos três ataques a do cantor e pecuarista Almir Sater, foram roubadas antes do amanhecer. Pistas indicaram as autoridades que as aeronaves foram levadas para Bolívia, mas as autoridades do país vizinho nunca se mostraram colaborativas com o Brasil para a apuração desses crimes. 

No Paraguai

Nesta quarta-feira no Paraguai, as características do roubo demonstraram ação organizada. Homens fortemente armados, encapuzados e se apresentando como "Força Especial" invadiram a propriedade localizada em San Cristóbal, no Alto do Paraná onde roubaram a aeronave matrícula paraguaia ZP-BIV. O bando chegou em uma caminhonete, abandonou o veículo no local e roubou outra.

Na manhã de quinta-feira (13) o avião foi encontrado por funcionários da Fazenda Garay Cue, no distrito de San Alfredo, em Concepción. A aeronave estava aparentemente intacta, indicando ter sido simplesmente abandonada pelos ladrões.

A desistência de levar o equipamento, pode ainda indicar ter ocorrido engano por parte dos ladrões sobre o tipo de aeronave em termos de capacidade de carga e autonomia mesmo que reabastecimento improvisado. Equipes da Força Tarefa Conjunta -FTC estão na região onde a aeronave foi deixada.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias