Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Dom Henrique envia orientações às paróquias e pede que fiéis recebam comunhão na mão

As recomendações se dão por conta do Novo Coronavírus

14 de mar 2020 - 08h:56 Créditos: Luiz Guilherme
Crédito: Pascom/Paróquia Santo André

Foi enviado às paróquias que pertencem a Diocese de Dourados, na tarde de ontem (13), algumas recomendações que os fiéis e os padres devem tomar diante do Novo Coronavírus. As orientações também foram postadas nas páginas oficiais da Diocese, e assinada pelo bispo Dom Henrique.

Na recomendação, o bispo orienta que, por enquanto, seja evitado o abraço da paz, que a assembleia não dê as mãos na oração do Pai Nosso, e que o fiel receba a comunhão diretamente não, e na frente do sacerdote ou ministro.  

Conforme o comunicado, Dom Henrique ressalta que, “todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada comunhão na boca ou se quer receber na mão. Porém com especial caridade neste período cauteloso que vivemos, orientamos que se opte por comungar somente nas mãos. Isto para evitar a involuntária contaminação por saliva”, afirma um trecho.

Outra medida tomada por ele, é que na celebração da Sexta-feira Santa, quando os católicos celebram e fazem memória da morte de Jesus, e como gesto de contemplação beijam a Cruz, fica determinado que haja um momento profundo de silêncio.  

“Durante a celebração da Paixão do Senhor, na Sexta Feira-Santa, não haja o beijo da cruz, que pode ser substituído pela contemplação silenciosa da cruz (conforme indicação do próprio Missal Romano)”, pontua.

*Matéria alterada às 11h16 para correção ortográfica no título

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias