A Usina Filinto Muller em Dourados, conhecida como “Usina Velha”, era uma ponto turístico da cidade, muitas famílias visitavam o local, era comum encontrar pessoas fazendo ensaios de fotos (gestante, aniversariantes, casais, etc). O lugar que já foi considerado um cartão postal da cidade de Dourados, hoje se tornou um lixão a céu aberto.
Quando foi fechada para o público em 2019, por recomendação do Corpo de Bombeiros, pois o local apresentava risco para a população, o comentário é que seriam tomadas todas as medidas para que este tradicional ponto turístico e cultural fosse reaberto, o que por sinal não aconteceu.
Construída em 1949 para produzir energia elétrica para a cidade, a usina oferecia também os serviços de serraria, carpintaria e oficina mecânica. No aniversário de 80 anos de Dourados, o local foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 1991, onde virou ponto turístico.
Infelizmente as lembranças ficam nas fotos tiradas pelas famílias de Dourados e região, de um local limpo e encantador. A realidade hoje é que a usina está tomada por mato e lixo, pois apesar de proibido muitas pessoas vão até o lugar para consumir bebidas, entre outras coisas.