Carga milionária de pneus contrabandeados do Paraguai foi interceptada por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na tarde desta terça-feira (13) na linha internacional. O motorista da carreta Iveco bitrem foi preso em flagrante.
A apreensão ocorreu na MS-386, no município de Ponta Porã. A rodovia é uma das três principais rotas de contrabando e tráfico de drogas na fronteira. As demais são a MS-164 (Ponta Porã-Vista Alegre) e a BR-463 (Ponta Porã-Dourados).
Composta por pneus de vários tamanhos e modelos, a carga avaliada em R$ 1 milhão saiu de Pedro Juan Caballero e seria levada para Campo Grande. Pneus que entram ilegalmente no Brasil pelo Paraguai custam até um terço dos produtos vendidos no mercado nacional.
Abordado na barreira do DOF, o motorista de 34 anos disse inicialmente que a carreta estava vazia e que seguia para Amambai. Ao levantarem a lona, os policiais perceberam que os dois semirreboques estavam lotados de pneus.
O caminhoneiro afirmou ter sido contratado por desconhecido, para pegar a carga em Pedro Juan Caballero e levar até Campo Grande.
Ele revelou que recebia apoio do motorista de uma Toyota SW4 preta. O batedor viajava na frente, repassando informações sobre o policiamento na rodovia, mas não foi localizado. A carga foi entregue à Receita Federal em Ponta Porã.