Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

No primeiro semestre as exportações de carne em MS aumentaram em 25,34%

O seu principal cliente é a China

14 de jul 2020 - 10h:22 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

No primeiro semestre as exportações de carne de aves em Mato Grosso do Sul aumentaram 25,34%, em comparação com o ano passado. E as operações externas somaram U$ 126,27 milhões, nos primeiros seis meses deste ano. E em 2019 foram U$ 100,74 milhões.  

Os dados são da Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de junho, publicada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A China é o seu principal parceiro comercial, que são 50% das exportações do estado. A administração estadual tem feitos protocolos de biossegurança para as indústrias.  

“Criamos o programa Proseguir e um programa de saúde e segurança na economia. Aqui no Estado, as indústrias credenciadas para exportação são monitoradas e os padrões de biossegurança tem mostrado resultados positivos. O Governo tem como meta estratégica a manutenção do credenciamento de unidades industrias para exportação, inclusive para a China, dada a sua importância na pauta de exportação e na geração de empregos. Para isso, precisamos cuidar dos protocolos e da saúde das pessoas. Todas as vidas importam”, reforça Jaime Verruck.

O titular da Semagro lembra que os órgãos sanitários estaduais e federais têm monitorado a produção da indústria nesse período de pandemia da Covid-19 e orientado com relação aos protocolos de biossegurança a fim de que não haja prejuízo às operações externas. “Na questão da carne de aves, a China também é o principal destino das nossas exportações e estamos acompanhando de perto o setor. Em Dourados, por exemplo, temos a BRF, que gera mais de 1500 empregos, tem apresentado crescimento das exportações de carne de aves e demonstrado como os protocolos de biossegurança apresentam resultados satisfatórios”, finalizou o secretário.

No primeiro semestre deste ano as carnes de aves representaram 4,27% do total das exportações de Mato Grosso do Sul. Os principais destinos desse produto são: a China (23,74%); Japão (18,81%); Emirados Árabes Unidos (7,49%); Cingapura (6,67%) e Kuweit (4,03%).

MS é o segundo estado com mais produções no Centro-Oeste e o sexto maior do país.  




Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias