
O Governo do Estado irá construir o CEPPC (Centro de Estudos e Pesquisas da Polícia Científica) em Campo Grande, no valor de R$ 12.918.101,68. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (14), a licitação será aberta no dia 31 de julho, às 10h. O critério de julgamento será pelo menor preço.
O centro serve para a instalação do Instituto de Análise Laboratorial Forense, essencial para a realização de exames periciais em material biológico.
Conforme a Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), o Centro de Estudos que será construído em Campo Grande “é um projeto único, pensado para atender a demanda de todo o Estado”, informou ao Campo Grande News, por meio de nota.
O edital e os anexos poderão ser conferidos nos sites www.agesul.ms.gov.br/ e www.gov.br/pncp/pt-br e www.ekronos.ms.gov.br/licitacao_agesul.
Outra unidade - Também existe um projeto para um centro em Dourados. Em maio, o MPMS (Ministério Público Estadual) instaurou procedimento administrativo para cobrar o cumprimento da sentença que obriga o Governo de Mato Grosso do Sul a construir o Centro de Estudos e Pesquisas de Polícia Científica, no município.
Segundo relato de servidores do Núcleo de Medicina Legal, os materiais biológicos são armazenados em freezers e, quando possível, enviados a outros locais para exames.
A medida foi formalizada pela 10ª Promotoria de Justiça em 25 de abril deste ano. O promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior, que assina a portaria, quer que o Estado apresente explicações sobre o atraso, providências adotadas até o momento e esclareça a fonte de recursos que será usada, já que o convênio firmado para financiar a obra expirou em 2023.