A vítima se assusta e não reconhece a compra e, então, é direcionada para uma falsa central de atendimento para cancelar a compra. Por telefone, o fraudador tenta fazer com que a vítima forneça dados pessoais e financeiros, além de números e senhas de conta e cartões.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que esse direcionamento pode acontecer de diferentes formas.:
- Quando a comunicação ocorre por mensagem de texto (seja via SMS ou WhatsApp), por exemplo, a própria mensagem pode informar um número que diz ser da central;
- Já se o contato foi por telefone, o fraudador pode tanto fingir que ele já é atendente da central de atendimento, quanto fornecer um outro número;
- Ao ligar para o número da falsa central, que pode até começar com o famoso 0800, a pessoa é atendida pelo fraudador, ainda se passando por funcionário do banco, e é induzida ao golpe.
E como evitar cair no golpe?
A principal forma de se proteger contra o golpe do 0800 é sempre desconfiar das mensagens e ligações.
Mesmo que haja um susto ao receber a mensagem ou ligação, a recomendação é manter a calma e não tomar nenhuma atitude por impulso.
A Febraban orienta a entrar em contato imediatamente com os canais oficiais da sua instituição financeira para ter a certeza de que algo aconteceu com a conta. Os canais oficiais podem ser verificados nos sites ou páginas das instituições.
IMPORTANTE: Não se deve ligar para os números fornecidos nas mensagens ou ligações suspeitas.
"O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento", reforça a Febraban.
Golpe dos Correios
Em uma nova variação do golpe do 0800, fraudadores também podem enviar mensagens falsas (por SMS, e-mail ou WhatsApp) em nome dos Correios.
Nesse golpe, a mensagem costuma dizer que é necessário pagar uma taxa para a liberação de uma encomenda, deixando também um link para o pagamento. Esse link direciona para um site falso que usa o nome e a logomarca dos Correios e, se feito o pagamento, o dinheiro vai para o golpista.
Os Correios orientam que, "para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços".
Se a dúvida persistir, vale a mesma recomendação: entre em contato diretamente com os Correios pelos canais oficiais, utilizando a Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou o Fale Conosco, no site da empresa.