Menu
Sábado, 26 de julho de 2025

Tele orientação ‘Fale com a Parteira’ ajuda gestantes no Mato Grosso do Sul durante a pandemia

Enfermeiras obstetras voluntárias se uniram para oferecer atendimento gratuito à distância

14 de set 2020 - 10h:33 Créditos: Jornalista Mariangela Sena
Crédito: Assessoria

 

 

O projeto ‘Fale com a Parteira’ nasceu para proteger as gestantes e recém mães que estão em isolamento social.

 

Criado durante a pandemia, o ‘Fale com a Parteira’ é formado por um grupo de Dourados composto por enfermeiras especialistas em obstetrícia e atende gestantes e puérperas via telefone gratuitamente, para ajudá-las a esclarecer as dúvidas mais frequentes da gestação, avaliar se os o que elas estão sentindo é trabalho de parto ou não, se os sintomas são de gravidade ou não, evitando idas desnecessárias dessas mulheres à maternidade ou aos postos de saúde.

 

Assim, espera-se diminuir a exposição dessas gestantes e puérperas aos ambientes com coronavírus, ao contato com pessoas infectadas com o vírus e com isso reduzir o risco de elas se contaminarem, adoecerem e morrerem.

 

O projeto piloto foi idealizado pela Enfermeira Obstétrica Tatianne Frank, iniciado em Recife (PE), expandindo para outras cidades e estados do país, como Caruaru (PE), Itabuna, Feira de Santana e Salvador (BA); Manaus (AM); João Pessoa e Campina Grande (PB); Curitiba (PR); Dourados (MS); Maceió (AL). Todos os perfis estão no Instagram, onde é possível identificar também o grupo do Mato Grosso do Sul @falecomaparteiradouradosms.

 

O grupo de Dourados realiza o atendimento das 7h à 00h, todos os dias e é coordenado pela Enfermeira Obstetra e Parteira Urbana, Daniele Ceccato. “Nossa escala de atendimento começou no dia 4 de maio e até agora percebemos que o número de gestantes que buscaram ajuda aqui no estado ainda é pequeno. Nosso grupo já atendeu gestantes de várias cidades do estado, inclusive da capital, Campo Grande”, disse Daniele.

 

O acesso ao grupo para atendimento é feito pelo app de mensagens, WhatsApp, onde elas enviam a frase ‘preciso de ajuda’, assim é iniciada a conversa no privado para receber as devidas orientações da enfermeira especialista.

 

O principal objetivo do projeto é auxiliar essas mulheres que estão passando pelo desafio da gestação nesse momento da Covid-19, sendo fornecidas orientações como duração de contrações, perda de líquido, movimento do bebê e esclarecimentos sobre os cuidados com a doença da Covid-19 são informados no atendimento de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde.

 

Sobre:

Daniele Ceccato

Tel: 67 99982-4232

Dourados (MS).

 

 

 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias