Na próxima terça-feira, 19 de setembro, estreia a quinta temporada de “MasterChef Profissionais”. O primeiro episódio, que será exibido às 22h30 na tela da Band, marca a volta do chef Henrique Fogaça para o time de jurados, composto por Erick Jacquin e Helena Rizzo.
Logo na estreia, três participantes já serão eliminados, provando que a competição não é brincadeira. Com apresentação de Ana Paula Padrão, a disputa de alto nível exige que os cozinheiros entreguem pratos perfeitos aos jurados, que não economizam nas exigências.
O prêmio de R$300 mil será disputado por 14 cozinheiros profissionais de todo o país, que colocam suas habilidades à prova por uma chance de elevar suas carreiras na cozinha. Durante os desafios, os participantes, que têm entre 28 e 50 anos, serão submetidos a provas cada vez mais desafiadoras, com um grau de superação quase inatingível.
Alguns exemplos de provas são um desafio no qual os jurados escolhem os próprios menus a serem reproduzidos e outro em que os cozinheiros enfrentam uma missão quase impossível durante uma viagem.
A partir do dia 22 de setembro, o talent show também passa a ser exibido às 22h das sextas-feiras, nos canais Discovery Home & Health, na HBO Max e Discovery+.
O que esperar?
Conhecido por ser rígido em suas avaliações, Jacquin adiantou que não será diferente nesta temporada. “Tem gente muito preparada, que vai trabalhar de forma diferente, e eu acabo sendo mais exigente com os profissionais. Não dá para você debater com alguém que já é do mercado como fala com um cozinheiro amador”, justificou.
Segundo Helena Rizzo, as provas serão um diferencial. “Elas estão bem difíceis, fora da curva. Ninguém ficou confortável, mesmo sendo profissional do ramo ou até dono de restaurante. Na cozinha, quanto mais sabemos, menos conhecimento nós temos porque existe uma infinidade de coisas para aprender. É por este motivo que eu acredito que quando somos humildes em todos os sentidos, nos abrimos para o novo”, afirmou.
Já Fogaça, que se afastou durante a décima temporada do “MasterChef Brasil”, com cozinheiros amadores, promete voltar com tudo: “A minha postura vai ser a mesma de sempre. Sou muito transparente e justo na hora de avaliar. Para estar nesse programa precisa ter muita coragem e determinação, afinal, eles vão se expor em rede nacional mesmo já tendo muita bagagem”.