Um grupo de 16 brasileiros que está na cidade palestina de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, foi alocado pela Embaixada do Brasil na Palestina neste sábado (14) em uma casa na região (veja nas imagens acima).
O grupo aguardará no local autorização para atravessar a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito. O governo brasileiro planeja buscar as pessoas de avião no território egípcio.
Uma aeronave Presidência da República foi cedida para essa operação. O avião está em Roma, na Itália, onde aguarda o avanço das negociações entre o governo brasileiro e autoridades egípcias e israelenses.
De acordo com a Embaixada do Brasil na Palestina, a casa, que foi alugada em Rafah, fica a uma "caminhada" da fronteira.
Brasileiros aguardam em casa ao sul da Faixa de Gaza autorização para entrar no Egito
Antes de chegar a Rafah, esse grupo estava em uma escola católica em Gaza, que era utilizada como um abrigo. Com o agravamento das tensões entre Israel o grupo terrorista Hamas, o abrigo em Gaza deixou de ser um local seguro.
Os brasileiros, então, foram deslocados, em um primeiro momento, de Gaza para Khan Younes. E, depois, para a casa em Rafah (veja imagens do deslocamento abaixo).
Além do grupo que está na casa alugada, outros 12 brasileiros estão em um prédio na cidade de Khan Younes, mais distante da fronteira com o Egito.
Eles devem ser deslocados em direção a Rafah, posteriormente, quando houver sinalização de que poderão atravessar a fronteira com o Egito.
Brasileiros que tentam deixar Gaza chegam à fronteira com o Egito
No total, 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza manifestaram interesse em deixar a zona de conflito entre Hamas e Israel.
A guerra entrou no oitavo dia neste sábado e já deixou 3,5 mil mortos entre israelenses e palestinos. Em Gaza, mais de 700 crianças morreram, informou o Unicef neste sábado. Três brasileiros que estavam em Israel morreram.