A semana começou com chuva em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), há possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento em todas as regiões do estado.
O Cemtec esclarece que o tempo instável acontece devido a três fatores: intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia (ventos de noroeste), deslocamento de cavados (que favorece a formação de nuvens e chuvas) e sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Em Campo Grande, os termômetros variam de 23°C a 29°C nesta segunda-feira. Nas regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste as mínimas serão de 22 a 25°C e máximas de até 35°C.
Em grande parte do Mato Grosso do Sul, os ventos podem atingir de 40 e 60 quilômetros por hora.
A partir de terça-feira (15), as instabilidades se concentram no norte do estado e causam chuvas isoladas. A umidade do ar cai e o calor será maior entre quarta (16) e quinta-feira (17), de acordo com a Climatempo.
O temporal na madrugada desta segunda-feira (14) provocou quedas de árvores, alagamentos e destelhamento em alguns municípios do estado. Mais de 30 famílias foram atingidas pela tempestade em Ponta Porã, município a 295 km de Campo Grande.
Ao todo, 32 famílias foram atendidas pela Defesa Civil da cidade e pela Secretaria de Assistência Social. Elas receberam alimentos, roupas, cobertores e outros objetos necessários.
Os bairros prejudicados pela forte chuva foram Vila Áurea, Residencial, Nova Ponta Porã e Marambaia. Também houve interrupção do fornecimento de energia em alguns locais.
A cidade de Caracol (MS) decretou situação de emergência, após estragos provocados pelas chuvas durante o fim de semana. A medida se tornou necessária devido ao volume de chuvas, quedas de árvores, destelhamentos e alagamentos em vários pontos do município.