
O fogo que atinge o Pantanal pode colocar 14 cidades de Mato Grosso do Sul em estado de emergência. O decreto contendo contratos e empenho de esforços ao combate de incêndios deve ser publicado ainda nesta semana.
Os integrantes do alto escalão do governo estadual e representantes de classes se reuniram nesta segunda-feira (13) para discutir os trabalhos no bioma.
As 14 cidades que devem ser incluídas na Situação Emergencial são:
- Anastácio
- Aquidauana
- Bodoquena
- Bonito
- Corumbá
- Corguinho
- Coxim
- Jardim
- Ladário
- Miranda
- Porto Murtinho
- Rio Negro
- Rio Verde de Mato Grosso
- Sonora
O decreto, além de facilitar o acesso a verbas emergenciais, pode fazer o governo garantir recursos necessários para as ações de combate aos incêndios florestais.
A aquisição de combustível para veículos e aeronaves, alimentação EPIs (Equipamento de Proteção Individuais) estão entre as medidas.
“O Imasul [Instituto de Meio Ambiente de MS] também contratou quinhentas horas de voo aeronaves particulares que deverão ser utilizadas nessa ação intensificada de combate ao fogo nos próximos dias”, destaca o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Inovação, Jaime Verruck.
Fogo no Pantanal
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho concentram 97% dos focos de calor no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Desde o dia 17 de maio deste ano, os bombeiros trabalham no combate ao fogo. Um efetivo de 296 bombeiros e bombeiros militares já foram empregados nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais nessas regiões.
