A qualificação continuada é uma das vertentes mais importantes e de amplo fortalecimento institucional dentro da PMMS e ajudam a validar a eficiência da corporação.
No 3º Batalhão da PM Dourados, que é sede de ensino e formação continuada a mais de duas décadas, adquirindo “know how” e a excelência na formação de Policiais Militares no Estado de Mato Grosso do Sul.
Diante da identidade técnica dessa qualificada tropa, estudos estatísticos subsidiados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, demonstram a eficiência do trabalho.
A aplicação e emprego racional dos meios, bem como a gestão técnica e operacional de unidades como o 3º Batalhão da PM, tem se revertido em números positivos, favoráveis e satisfatórios para toda a comunidade douradense.
Números divulgados internamente pela SEJUSP, apontam a redução de 10 dos 12 crimes monitorados pela secretaria mensalmente, em comparação com o ano de 2020.
Os números monitoram os crimes cometidos de janeiro a outubro de 2021, comparando-os com o mesmo período de 2020.
Neste quesito, crimes de roubo efetuados em comercio, a veículos, em residências e em via urbana tiveram as maiores reduções percentuais.
O maior índice de redução ficou em 57,1% nos crimes de roubo ao comercio, sendo 21 ocorrências em 2020 e 9 em 2021.
Os crimes de furto também tiveram reduções acentuadas em Dourados, sendo que os furtos em residência reduziram 14%.
Estratégia
Ações pontuais como as simulações do OCOP e mais recentemente a Operação “Boas Festas”, fazem toda a diferença, pois o comando pulveriza mais policiamento preventivo em toda a cidade.
É bem verdade que após a retirada do policiamento da PED, o comando das unidades de Dourados puderam reforçar o policiamento de radiopatrulha. O fato acabou praticamente dobrando o numero de equipes no serviço diário.
A transição nesta situação também demonstrou bastante eficiência por parte das instituições envolvidas.
É relevante salientar que no ano de 2020, Dourados passou por grandes restrições inerentes a pandemia como a utilização de “lockdown” e também “toque de recolher” em vários horários.
Essas ações por si só trouxeram para baixo os números criminais, principalmente os praticados contra o patrimônio.
Por esse motivo, o comando do 3º Batalhão da PM de Dourados, em conjunto com a 9ª Companhia Independente da PM, avaliam como muito positivo os números apresentados pela SEJUSP. Isso indica que as estratégias usadas pelos comandantes surtiram os efeitos e causaram a ruptura dos números, transferindo positividade aos pontos negativos e aumentando ainda mais a sensação de segurança aos douradenses.
Outras instituições locais como a Guarda Municipal de Dourados, AGETRAN e Conselho Institucional de Segurança (COISED), ajudaram muito na retomada de números positivos quanto ao índice criminal em Dourados.
Essas instituições continuam em parceria com a PM de Dourados no intuito de melhorar a qualidade da segurança pública na cidade.