Crédito: Divulgação/PMA A Operação Piracema 2025, realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA), já resultou na apreensão de 339 quilos de pescado em Mato Grosso do Sul. A ação ocorre em toda a Bacia do Rio Paraguai durante o período de defeso, que teve início em 5 de novembro e segue até 28 de fevereiro.
Segundo a PMA, a operação combina fiscalização, orientação e prevenção. Até agora, foram realizadas 1.032 abordagens e orientações a pessoas, 682 abordagens a veículos e 103 pontos de bloqueio em áreas urbanas, rurais, rodovias, rios, margens e deques utilizados por pescadores. As equipes percorreram 8.341 quilômetros, sendo 8.063 km por terra e 278 km em patrulhamento aquático, incluindo locais de difícil acesso, conhecidos pelo uso na pesca ilegal.
Além do pescado, a PMA apreendeu petrechos de pesca e embarcações irregulares. Durante a operação, 13 autos de infração ambiental foram lavrados, resultando em R$ 51.168,00 em multas. Foram fiscalizados 3.202,30 quilos de pescado, enquanto 339,73 quilos foram efetivamente apreendidos. Quando próprio para consumo, o pescado é doado a instituições assistenciais; caso contrário, o material recebe descarte ambiental adequado.
A Operação Piracema é realizada anualmente para proteger a reprodução das espécies nativas da região e coibir a pesca predatória, garantindo a preservação dos ecossistemas aquáticos do estado.



