
São diversas empresas que usam cada vez mais as redes sociais para vender no Brasil. Com as restrições de circulação e lojas fechadas por causa do coronavírus, número de negócios que utilizam essas plataformas subiu de 59%, em maio, para 70%, no final de 2020.
O levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também mostra que o WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas de tecnologia dos empresários.
O WhatsApp é usado por 84% das pequenas empresas que trabalham on-line; o Instagram tem 54% de penetração e o Facebook, 51%.
Com a chegada da pandemia, donos de negócios que não estavam no meio on-line foram pegos de surpresa.
Muitos empreendedores tiveram que mudar rapidamente para o digital.
Algumas dicas são:
1. Utilizar todas as redes possíveis, mas com foco em: WhatsApp, Facebook e Instagram.
2. Monitorar resultados das postagens: Por meio das estatísticas, comentários, curtidas, ganho/perda de seguidores.
3. Fazer posts que vão além de ofertas: Mostrando bastidores, processos de produção e quais são os valores da empresa.
4. Humanizar sua linha do tempo na internet: O cliente quer saber quem está por trás da tela, então o próprio dono pode aparecer nas postagens.
5. Postar com frequência, mas de forma balanceada: A cada 10 posts, apenas 2 de ofertas.
6. Caprichar no visual: As publicações devem seguir um padrão com paleta de cores definida, formato de fotos e fontes. Assim, sua marca será lembrada automaticamente nas publicações.
7. Investir em posts pagos: Caso queira mais agilidade no crescimento do negócio. Esse tipo de ação ajuda a atingir seu público-alvo.