A Fifa definiu o formato de um novo torneio intercontinental a ser disputado nos anos intermediários do super Mundial de Clubes, de 2025. Na prática, é também um campeonato mundial de clubes com praticamente os mesmos times do atual. Mas o time campeão da Libertadores perdeu status e entrará nas quartas-de-final, e não semifinal.
Ainda não há um nome da Fifa para esse novo torneio. Sua primeira edição será em 2024 e ocorrerá anualmente. Veja em três pontos:
Sul-Americano nas quartas Pela fórmula aprovada, o campeão da Libertadores enfrentará o vencedor da Champions da Concacaf, em uma quartas-de-final. Do outro lado, os campeões da Ásia, da África e da Oceania disputam um triangular. Os dois vitoriosos deste confronto estarão na semifinal da competição.
Quem vencer a semifinal estará classificados para uma decisão contra o vencedor da Champions League pelo título. Na prática, os sul-americanos deixam de entrar na semifinal como ocorria até 2022.
Formato e locais da partida A Fifa ainda não definiu como serão disputadas essas eliminatórias entre continentes. Mas só a semifinal do torneio que será no mesmo país neutro onde se jogará a decisão com o campeão europeu. Será jogada poucos dias antes da finalíssima. Para as quartas-de-final, há três alternativas:
1) um jogo em campo neutro
2) uma partida na casa de um times
3) eliminatórias com duas pernas e um jogo fora e outro em casa.
Status quo da competição A Fifa não chama, por enquanto, o novo torneio de Mundial de Clubes. Na realidade, não houve uma definição de nome cuja referência é apenas um campeonato anual entre clubes. Há uma diferença de status com a nova "Copa do Mundo de Clubes", forma como foi chamada a competição de 2025.
Pelo histórico do Brasil, é bem provável que isso gere nova controvérsia sobre se trata-se de um Mundial ou não.